Artistas de rua são novo alvo do autoritarismo da gestão Greca

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20190117_artistas_rua
Em mais uma demonstração de autoritarismo, o prefeito Rafael Greca assinou o decreto que burocratiza manifestações de artistas de rua em lugares públicos de Curitiba. O SISMUC e o SISMMAC reconhecem na medida mais uma atitude autoritária da gestão, que publicou a medida sem diálogo com os artistas e sem debate na Câmara de Vereadores.

Na prática, o decreto nº 1422, de dezembro de 2018, que entrou em vigor nessa terça-feira (15), impõe várias restrições para as apresentações artísticas. O documento estipula que apenas quatro artistas por dia poderão se apresentar em determinado local, com tempo máximo de duas horas por artista. Além disso, impõe medidas de distância de pontos de ônibus, pontos comerciais, entre outros, e cria uma Comissão de Conciliação para receber as denúncias. 

#@txt932@#O decreto entrou em vigor com manifestação de artistas de rua em frente ao Bondinho do calçadão da Rua XV de Novembro, região que já é palco tradicional de apresentações de artistas de rua e manifestações da capital paranaense. 

A atitude da gestão representa um retrocesso para a cidade que corre o risco de assistir ações de retirada de artistas de rua ao invés de promover a arte e a cultura popular acessível para todos os curitibanos. A nossa cidade tem na memória nomes de artistas de rua conhecidos como o músico Plá, o palhaço Chameguinho também conhecido como Sombra, esses, inclusive, homenageados pela Câmara Municipal, entre outros.

Nós servidores já conhecemos e sabemos que é preciso resistir para enfrentar os ataques da gestão Greca. Firmes!

Posts Relacionados