O SISMMAC acompanhou a nomeação
de 18 novas professoras e professores de Docência I na tarde dessa quarta-feira
(20). A direção do Sindicato esteve presente no Edifício Delta para recepcionar
os novos concursados e convidá-los para somar forças na luta em defesa da
educação.
Diante da real necessidade das
escolas, a nomeação de apenas 18 professores parece até uma piada. O número não
representa nem 4% do que foi prometido pelo prefeito em fevereiro, antes do
início das aulas. Na ocasião, Greca
prometeu contratar 566 professores para as séries iniciais do ensino
fundamental.
Em fevereiro, a promessa era
contratar 700 trabalhadores da educação, mas até agora só foram nomeados 104.
Além dos novos profissionais de Docência I, Greca também nomeou 72 professores
de educação infantil e 14 professores de Educação Física.
A falta de professores prejudica a qualidade da educação, aumenta
a sobrecarga e a pressão nas unidades, que sofrem inclusive com a ameaça de
redução da hora-atividade.
Ao manter sua política de contratação a conta-gotas, Greca manda uma mensagem
para as escolas. Quer que as unidades continuem encontrando soluções temporárias,
‘jeitinhos’ para manter o serviço funcionando, sem se preocupar com a
sobrecarga que isso representa para os trabalhadores, nem com a qualidade da
educação que é ofertada às crianças.
A última nomeação de professores de Docência I ocorreu em
agosto de 2014. São três anos sem uma política permanente de reposição de
aposentadorias e exonerações.
Escola Sem
Filtro
A
falta de professores é um dos problemas que vamos enfrentar coletivamente com a
campanha Escola Sem Filtro. Reúna os colegas de
escola e faça o levantamento das vagas que estão descobertas na sua unidade. O
diagnóstico completo de todos os problemas enfrentados é o primeiro passo para
exigir um Plano de Recuperação para a Educação de Curitiba!
Enquanto construímos esse Plano de Recuperação nas escolas, avançamos também no
fim do famoso “jeitinho” usado para maquiar a falta de pessoal e de
investimentos. Vamos cobrar com ainda mais rigor que a leis sejam cumpridas e
que sejam garantidas condições para o funcionamento da escola.