Roda de conversa sobre ensino domiciliar será no dia 19 de maio

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20210511_live
Na próxima quarta-feira (19), o SISMMAC promove uma Roda de Conversa sobre o Homescholing, também conhecido como ensino domiciliar, com a participação da professora do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisadora de Políticas Educacionais, Andrea Caldas.A atividade será transmitida a partir das 19h, na página de Facebook e no canal do Youtube do Sindicato.

Em abril, um projeto de lei que busca autorizar famílias a educarem seus filhos em casa, longe do espaço de socialização e de contato com pontos de vista diferentes que é proporcionado pela escola foi protocolado na Câmara Municipal.

Por isso, é importante que todos debatam o tema! Além de ignorar a importância do convívio e da socialização para o processo de ensino-aprendizagem,o projeto afronta a legislação nacional vigente e é inconstitucional. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), entre outras leis, definem a obrigatoriedade de mães e pais matricularem seus filhos na rede regular de ensino.

O Supremo Tribunal Federal (STF) reafirmou essa compreensão em 2018, quando decidiu que a legislação atual não permite que mães e pais tirem os filhos da escola para ensiná-los exclusivamente em casa.

#@vej3@#O projeto de lei 005.00100.2021 foi apresentado no final de março pelos vereadores Eder Borges (PSD), Marcelo Fachinello (PSC), além das vereadoras Indiara Barbosa e Amália Tortato, do Partido Novo, que também são coautoras da proposta que transformou a educação em serviço essencial. Parece contraditório que as mesmas vereadoras que ainda tentam obrigar escolas e CMEIs a continuarem abertos mesmo em caso de surto de Covid-19 ou agravamento da pandemia também defendam o ensino domiciliar. Afinal, para elas, o convívio no ambiente da escola só é essencial no contexto da pandemia, quando coloca vidas em risco?

Participe da roda de conversa na próxima quarta-feira (19). Quem sabe mais, luta melhor!

Posts Relacionados