Trabalhadores retornam ao ensino presencial em estado de greve

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20210722_assembleia

Em assembleia na noite desta quinta-feira (22), os trabalhadores da educação municipal de Curitiba decidiram manter o Estado de Greve da categoria e a Assembleia Permanente para dar continuidade às avaliações sobre o retorno das aulas presenciais no município.

Apesar do retorno, estamos EM ALERTA! Os sindicatos continuarão com o canal de denúncia para que os trabalhadores entrem em contato ao menor sinal de contágio ou descumprimento dos protocolos nas unidades escolares.

As direções do SISMMAC e do SISMUC trouxeram dados que mostram que mesmo que a taxa de contágio tenha sofrido uma leve baixa, já contamos com casos da variante delta no estado do Paraná e a imensa maioria da categoria ainda não recebeu a segunda dose da vacina. Na enquete realizada pelos sindicatos na assembleia, 43% dos participantes afirmaram que devem receber a segunda dose em agosto e 45% em setembro.

#@txt1865@#Diante desse cenário e da experiência com o retorno presencial no início do ano, com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) insuficientes e de baixa qualidade, precisamos nos manter vigilantes para reforçar a cobrança junto à Prefeitura por condições seguras de estudo e trabalho para todos.

Fortalecer a relação entre sindicatos e trabalhadores

Além dessa série de reivindicações que foram estabelecidas durante a assembleia, os trabalhadores também retomaram a importância de fortalecer a relação entre os sindicatos e a categoria.

Por isso, na próxima quarta-feira (28), haverá um Conselho de Representantes Conjunto de todos os trabalhadores da educação para intensificar o debate sobre nossa conjuntura atual e dar continuidade à organização da nossa luta. Durante o CR, avaliaremos uma data provável para um ato simbólico em frente à Prefeitura.

#@vej3@#As direções do SISMMAC e do SISMUC buscarão dialogar com a Frente em Defesa do Retorno composta por vereadores.

Os sindicatos também vão solicitar informações relacionadas a diminuição dos gastos da pandemia, com o objetivo de averiguar se houve economia da Prefeitura e se foram feitas reformas estruturais nas unidades educacionais. Além disso, o SISMMAC e o SISMMUC empenharão esforços para estabelecer uma nova parceria com a Universidade Federal do Paraná para a realização de testes entre os trabalhadores das unidades escolares.

Posts Relacionados