• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Servidores de São José dos Pinhais fazem protesto

Servidores de São José dos Pinhais fazem protesto

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Os servidores municipais de São José dos Pinhais, estão reivindicando um reajuste salarial de 18%, sendo 15,98% referentes às perdas ocorridas entre 2002 e 2008.

Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São José dos Pinhais (Sinsep), não existe uma data-base fixada para a categoria, mas usualmente as alterações nos salários ocorrem no mês de maio.

No dia 7 de abril os funcionários da prefeitura participaram de uma passeata pelas ruas do centro da cidade e se concentraram em frente à prefeitura. Os servidores ainda ameaçam realizar uma paralisação no próximo dia 15, caso não haja a abertura de negociação com a prefeitura.

O presidente do Sinsep, Nelson Castanho, garante que o município tem condições de pagar o reajuste. “Sempre usam a desculpa da Lei da Responsabilidade Fiscal, mas temos documentação que comprova que São José dos Pinhais gasta 37,41% da receita líquida com o funcionalismo. Dá, sim, para pagar o aumento”, enfatiza. Castanho diz que os últimos reajustes dos servidores tiveram índices abaixo da reposição da inflação.

Além do reajuste salarial, os servidores pedem reformulação no estatuto e no plano de cargos e salários da categoria, criados em 2004. “Alguns foram beneficiados com a incorporação de benefícios, mas a maioria perdeu direitos. Tem servidor que ganha menos do que um salário mínimo”, afirma Castanho. De acordo com ele, a manifestação de ontem também pediu o fim das terceirizações na administração municipal e melhoras nas condições de trabalho.

O presidente do sindicato conta que houve uma reunião com a prefeitura no final de janeiro para discutir as reivindicações dos servidores. Segundo Castanho, seria criada uma comissão para tratar do caso, o que não aconteceu. “Até agora não tivemos resposta. Queremos diálogo”, reivindica. São cinco mil servidores municipais na cidade.

A prefeitura de São José dos Pinhais informou que a comissão foi criada – é formada pela Secretaria de Governo, Procuradoria-Geral do Município e Secretaria de Recursos Humanos – e está analisando as planilhas dos salários dos servidores.

A prefeitura ainda não tem uma proposta e também não precisou quando deverá terminar a análise, mas já adiantou que não é viável dar 18% de reajuste salarial. Com relação ao plano de cargos e salários, a prefeitura informou que deverá discutir o assunto também, mas que a prioridade são os salários.

Informações e foto: www.parana-online.com.br

Posts Relacionados