No Dia da Enfermagem, a luta é por condições de trabalho adequadas!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20200512_enfermangem

Os profissionais da enfermagem ganharam um olhar especial neste ano de 2020. Com a pandemia da Covid-19, são estes os trabalhadores que estão na linha de frente do atendimento das pessoas contaminadas com o Coronavírus, em todo o mundo.

Neste 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem, os sindicatos destacam a importância destes trabalhadores que com atenção e dedicação aliviam as dores e tornam dias sombrios dos enfermos em dias mais leves.

Apesar da importância que eles têm no sistema da Saúde Pública, os profissionais da enfermagem têm pouco a comemorar. Em meio à pandemia do Coronavírus, os trabalhadores estão sofrendo com a falta de equipamentos e proteção individual (EPIs), com a baixa qualidade dos EPIs quando fornecidos e com a falta de orientação quanto ao uso e descarte dos equipamentos. Devido a esses principais problemas, o Brasil já soma cerca de 100 vítimas da doença entre os profissionais da enfermagem. Não aceitaremos perder mais ninguém!

Em Curitiba a situação não é diferente. Os profissionais da saúde pública estão sofrendo com a baixa qualidade dos EPIs. São aventais de TNT que não bloqueiam e luvas que rasgam com facilidade colocando os servidores em risco de contaminação. A falta orientação para o descarte também coloca em risco a saúde desses trabalhadores. Apesar de já termos denunciado os fatos ao Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho e ao próprio município, a situação situação ainda não foi resolvida. Trabalhador protegido representa menos risco de contaminação para a população nos equipamentos de saúde!

O atendimento dedicado e competente desses profissionais cura muitas vidas. Neste momento de pandemia, muitos profissionais da enfermagem deixaram o convívio com a família para protegê-la do risco de contaminação, em um ato amor e responsabilidade, características que marcam a profissão.

Estamos na luta para defender melhores condições de trabalho para a categoria. O SISMUC, que há mais de 30 anos representa os servidores municipais da Saúde Pública de Curitiba, durante a Semana da Enfermagem, celebrada entre os dias 12 e 20 de maio, vai passar nos locais de trabalho para reforçar nossa união e mostrar nossa luta.

Durante a semana, outras ações também serão desenvolvidas, como parte do Movimento em Defesa da Vida dos trabalhadores. O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância dos profissionais da enfermagem e reforçar o alerta para a necessidade de proteção a esses trabalhadores.

Posts Relacionados