Toda solidariedade à conselheira Aline Castro, censurada pelo Comtiba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20210531_solidariedade

Na sexta-feira (21), a Fundação de Ação Social (FAS) comunicou a perda de mandato da conselheira tutelar Aline Castro. Aline foi eleita em 2019 e perdeu a função por ter um vídeo pessoal vazado na internet em que gritava “Lula Livre.”Ela e a colega Rosana Kloester, também conselheira, são vítimas de uma política da Prefeitura de Curitiba que censura os trabalhadores. O SISMUC e o SISMMAC se solidarizam com a situação enfrentada por Rosana e Aline.

Além de terem um vídeo pessoal divulgado sem autorização, o trabalho de ambas foi julgado a partir de uma manifestação política. Na época, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Comtiba) julgou que as trabalhadoras não possuíam “Idoneidade moral” para assumir o cargo, ou seja, que não possuíam dignidade para realizar seu trabalho.

O Comtiba baseou seu juízo de valor sobre as trabalhadoras exclusivamente por terem se manifestado politicamente em um vídeo de cunho pessoal, ignorando as necessidades da população e o importante trabalho realizado por ambas. Além disso, Aline e Rosana ainda tiveram que suportar, sem nenhum auxílio psicológico, os ataques gerados a partir da divulgação do vídeo, Aline inclusive sofreu injúrias raciais.

Ambas não desistiram e tiveram que recorrer à justiça para garantir o direito ao seu mandato, mesmo tendo sido eleitas pela população. Em abril de 2021, a liminar que garantia o mandato de Aline caiu e a FAS deixou claro que segue o mesmo jogo de interesses da gestão Greca, tirando o mandato da trabalhadora. A liminar de Rosana caiu em fevereiro de 2021, porém, felizmente ela ainda segue no cargo.

Fica cada vez mais claro que em Curitiba o que domina são as vontades da gestão Greca e os acordões políticos, alinhados com uma política neoliberal e que exalta práticas de censura, assim como o governo Bolsonaro. As denúncias sobre assédio moral e a postura antissindical nos locais de trabalho deixam muito claro que o que os governos querem é acabar com qualquer tipo de manifestação política dos trabalhadores.

Aline, como os demais conselheiros do município, lida com a população em vulnerabilidade social todos os dias e desempenha um papel extremamente necessário para a vida dos trabalhadores e trabalhadoras em um país sem auxílio emergencial, com altas taxas de desemprego e miséria.

Posts Relacionados