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Fala, servidor: desmonte do ICS prejudica atendimento para servidores

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Crescem
as reclamações dos servidores sobre o serviço oferecido pelo Instituto Curitiba
de Saúde (ICS). Criado para garantir atendimento médico e hospitalar
para os servidores públicos municipais de Curitiba, a categoria tem reclamado
do descredenciamento de médicos e dificuldade para conseguir agendar consultas.

Com a publicação do decreto 975/2021 neste mês de junho, que
solicita aos servidores afastados por comorbidades a apresentação de declaração
médica atualizada até o dia 9 de julho, os servidores estão com mais
dificuldade em conseguir horário com médicos para agendar consultas.

Em denúncia encaminhada para o Fala, Servidor, o trabalhador relata a falta de
especialistas no ICS. “Pneumologista só tem um no ICS. Eu consegui uma consulta
com ele um tempo atrás, fiz exame, mas não consegui retorno. Então, soube de
uma pneumologista que estava atendendo no Hospital São Vicente, mas também não
consegui marcar consulta. Depois fiquei sabendo que ela também se
descredenciou. Tem um outro que atende também no São Vicente, e de novo não
consegui agendar consulta. Já tem cerca de um mês que estou tentando”, comenta
o servidor que terá o nome mantido em sigilo.

O servidor contou que procurou clínicas particulares,
credenciadas do ICS, e também não conseguiu agenda antes do dia 9 de julho.
“Conforme orientação tentei agendar consulta com um clínico geral e também não
consegui. No ICS me falaram que tem cinco clínicos gerais para atender, mas que
não tem horário antes do dia 9 de julho. São muitos médicos se descredenciando.
Fiz uma cirurgia pra retirar um câncer e o médico que me atendeu também se
descredenciou. Eu fiquei sem acompanhamento. É um descaso muito grande com o
servidor”, relata.

Conforme o servidor, em conversa com atendente do ICS ele
justificou que aumentou muito a procura por serviços depois que o ICS lançou planos
para adesão de familiares do servidor, e por isso teria essa dificuldade em
agendar consultas. “Isso não é desculpa! Se abriram para novas pessoas porque
não aumentaram a rede de atendimento do ICS? Sempre tem notícia de médico,
clínicas se descredenciando. Com serviço de odontologia é o mesmo problema. Eu
na verdade nem tenho mais procurado o atendimento odontológico, tenho feito
particular porque nunca tem vaga!”, reclama o servidor.

Não é de hoje que os servidores estão sentindo esse descaso.
Enquanto aumenta o valor da mensalidade descontada no salário, o ICS pratica
preços de mercado na adesão de novos dependentes, e não tem trabalhado para
ampliar a rede de atendimento. Agora, em julho, o Hospital Santa Cruz também será descredenciado do
ICS.

Neste mês de junho passou a vigorar o novo valor da
mensalidade do ICS, com
um reajuste de 5,20% para os planos Dependentes 18 a 33 anos (enfermaria e
apartamento) e Plano Empresas, já para o plano de saúde Servidor Apartamento, o
aumento é de 45,67% (valor incide sobre o adicional referente à acomodação
Apartamento). O aumento é um desrespeito
aos servidores municipais que estão com seus planos de carreira congelados e os
salários achatados. Agora, esse
aumento se soma a falta de profissionais para garantir o atendimento!

Chega de desvalorização e desmonte dos serviços. O ICS é uma
conquista dos servidores e precisa ter os serviços garantidos!

Se você tem encontrado alguma dificuldade ou enfrenta
condições precárias no seu local de trabalho, envie uma denúncia para o Fala, Servidor
pelo 99661-9335.

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