• Home
  • »
  • Congresso 2022
  • »
  • 1º dia do Congresso: debates sobre as condições de trabalho e teses

1º dia do Congresso: debates sobre as condições de trabalho e teses

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
debates-sobre-as-condicoes-de-trabalho

O XIII Congresso do SISMMAC começou nesta sexta-feira (24) com a proposta de avaliar a situação de momento da categoria e os caminhos para o futuro dos profissionais do magistério de Curitiba. Na primeira manhã de evento, o tema foi a conjuntura atual e as condições de trabalho dos professores de educação básica. O congresso segue promovendo debates até sábado (25), quando uma assembleia encerrará os seus trabalhos.

A presidente do SISMMAC, Diana Abreu, ressaltou nas solenidades de abertura a importância de pensar os próximos passos da luta por melhores condições de trabalho no magistério municipal. “Estamos trabalhando muito para se reorganizar na nossa categoria. É muito complicado pensarmos em carreira e salário sem nenhum apoio pedagógico”.

Condições de trabalho e saúde da categoria

A mesa de abertura teve a participação do psicólogo e psicanalista Marcelo Ricardo Pereira, professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em pedagogia escolar. Ao tratar do mal-estar docente e das condições de trabalho das professoras, Pereira abordou questões que envolvem a formação profissional na atualidade, como a condição social e as ofertas de cursos universitários da área, assim como as dificuldades que docentes enfrentam todos os dias em sala de aula.

Ao focar nos efeitos do mal-estar que as atuais condições de trabalho geram, ele observou que, para retomar o poder de transformação dos professores na construção do processo de ensino-aprendizagem, é preciso lidar com as condições de saúde pelas quais a categoria está passando. “Hoje, nós estamos administrando tristezas e não estamos tendo tempo de elaborar nossas angústias”.

No debate com as professoras e professores, ainda foram trazidas outras questões que afetam a saúde e o trabalho, entre as quais: a falta de equipamentos apropriados, os efeitos do crescimento do setor privado na educação, o assédio moral, o mal-estar causado com afastamentos, os impactos deste mal-estar nas lutas da categoria e o exercício da criatividade como alternativa para superar esses problemas.

Teses

O XIII Congresso fechou o seu primeiro dia de discussões com a apresentação e debate das teses que buscam orientar o futuro do sindicato. Foram apresentadas as quatro teses inscritas, que abordam, de diferentes maneiras, as lutas ao contexto político atual.

Na apresentação, os representantes de cada tese puderam abordar os pontos principais. As teses inscritas são:

Tese I – XIII Congresso do Sismmac – Direção

Tese II – Qual a situação da Educação?

Tese III – Coletivo de Oposição Juntos Somos Mais Firmes

Tese IV – Contribuição ao Debate

Teses foram amplamente discutidas

Após uma pauta para o café, foi realizado o debate sobre as teses. Um primeiro momento trouxe a necessidade de professoras e professores voltaram a ser valorizados, algo que se materializa na luta pelo plano de carreira. Em um segundo momento, doram discutidas as estratégias para a construção das lutas, tanto em relação à conjuntura nacional como na atuação junto à base.

Programação continua neste sábado

O XIII Congresso do SISMMAC segue neste sábado (25). Pela manhã, haverá a formação de grupos para a elaboração do programa de trabalho do sindicato. Após o almoço, haverá a plenária final e, finalizando as discussões da categoria, e a Assembleia Geral, que é aberta à toda a categoria.

O objetivo da Assembleia é avaliar as principais decisões do Congresso e decidir se os encaminhamentos devem ou não ser referendados. A assembleia será realizada às 14h30, em primeira chamada, e às 15h, em segunda chamada, no local do XIII Congresso (sede do Sintracon Curitiba).

Todas as professoras e professores sindicalizados poderão participar da assembleia, com direito à voz e voto.

Os debates do XIII Congresso também são abertos para a participação da categoria, mas só as professoras e professores eleitos como delegadas e delegados têm direito a voto nos grupos de trabalho e na plenária final do XIII Congresso.

Posts Relacionados