Nota técnica desmente ameaças contra debate da diversidade nas escolas

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juntos

O departamento jurídico do
SISMMAC preparou uma nota técnica
que busca esclarecer e contrapor alguns argumentos defendidos por quem quer impedir o debate sobre o respeito à igualdade de gênero e à diversidade sexual em sala de aula.

#@vej3@#Desde o ano passado, grupos ligados
a algumas igrejas tentam impedir que a educação básica forme crianças solidárias
e que respeitem as diferenças. Através da distorção de informações e de um
discurso que propaga o medo e o preconceito, tentam silenciar a discussão sobre
as consequências da violência contra mulheres e contra a população LGBTT. Entre
as consequências desse movimento, está a exclusão das metas do Plano Municipal
de Educação que previam o respeito à igualdade de gênero e à diversidade.

#@txt61@#A nota técnica elaborada pelo
departamento jurídico do SISMMAC busca, especialmente, dar elementos para que a
comunidade escolar de cada unidade possa entender os argumentos distorcidos presentes
em uma notificação extrajudicial que foi entregue em algumas escolas no início
do ano. Trata-se de um documento apenas de caráter informativo, mas que foi
usado em algumas unidades para tentar intimidar as direções e os profissionais
do magistério a não tratar o tema em sala de aula.

Pesquisas comprovam que a
discriminação por identidade de gênero e orientação sexual é um dos principais
motivos da evasão escolar. Ao invés de coibir a discussão sobre o tema, é
preciso exigir políticas públicas e capacitação para as professoras e
professores saibam como abordar o assunto em suas aulas. A discussão sobre
esses temas é fundamental para garantir que o ambiente escolar respeite a
diversidade e permita avançar no combate à evasão escolar.

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