Ao mesmo tempo em que faz
propaganda de inovação e tecnologia, a gestão do prefeito Rafael Greca vai
aplicar mais um grande retrocesso no ensino municipal de Curitiba: cortar a
internet das unidades escolares.
As direções das escolas receberam
um email da administração informando que a senha de acesso à rede de internet
das unidades será alterada e caberá às chefias diretas limitar esse acesso
apenas ao uso administrativo do local e ao laboratório de informática, quando
esse existir.
Para além disso, a Prefeitura
também enfatizou que só poderão se conectar à rede WIFI das escolas aqueles
equipamentos que tiverem registrados como patrimônio do município, o que
vetaria computadores e celulares particulares.
#@txt1027@#A rede PROUCA é utilizada por
alunos e professores tanto durante as aulas como para o planejamento das
atividades com os estudantes. Fazer pesquisa faz parte do planejamento
pedagógico pelo qual todos os professores precisam passar para dar aulas.
É importante ressaltar que, em
2018, a gestão Greca investiu R$ 15 milhões em tecnologia educacional, kits de
robótica, impressoras 3D e outros recursos destinados ao uso administrativo e
educacional. Mas, aparentemente, o planejamento pedagógico que é essencial para
o processo de ensino-aprendizagem não faz parte desse pacote.
Planejamento pedagógico em risco
Os profissionais de área, como
Educação Física e Arte, ou aqueles que trabalham com ensino integral que
utilizam plataformas que disponibilizam músicas e vídeos para complementar as
atividades com os alunos também terão problemas de agora em diante. Para esses
casos, a Prefeitura é ainda mais enfática e retrógrada. No email enviado às
escolas, a administração diz “… é vedado o uso de serviços de streaming de
dados (muito comum em aplicações de dispositivos particulares)…”.
A gestão Greca ainda ameaça os
trabalhadores ao afirmar que todo o conteúdo visitado pelos trabalhadores pode
ser monitorado pela Prefeitura.
WIFI da comunidade
Em algumas regiões da cidade, há WIFI
para a comunidade escolar. Não funciona plenamente e a rede tem mais acessos do
que é possível suportar. Mas, em muitas unidades, essa vai ser a única saída
para conseguir fazer o planejamento, compartilhar a rede utilizada pela
comunidade. Em outras localidades, nem isso é possível.
As professoras e professores já
enfrentam a falta de equipamentos e precisam comprometer seus computadores
pessoais para garantir o planejamento durante a hora-atividade nas escolas. Não
existe equipamento em número suficiente nas unidades escolares para que todos
os profissionais do magistério que estão em permanência possam fazer suas
pesquisas de trabalho simultaneamente.