• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • Greca retira óleo dos kits de alimentos distribuídos para estudantes

Greca retira óleo dos kits de alimentos distribuídos para estudantes

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20200916_grecaazeite

Após a denúncia dos Sindicatos, o desprefeito Rafael Greca buscou as redes sociais para afirmar que jamais havia falado em cortar o leite do kit alimentação distribuído para as famílias dos estudantes matriculados na rede pública. Nossa pressão surtiu efeito e a quantidade de 1kg de leite em pó foi mantida na distribuição dos alimentos que acontece esta semana nas unidades escolares do município. Entretanto, agora Greca tirou o litro de óleo que estava previsto para o kit e substituiu por mais 1kg de feijão, sem nenhuma justificativa.

#@txt1549@#A substituição indevida foi realizada em todas as unidades escolares que recebem o kit da Risotolândia, o que significa que as escolas e CMEIs de algumas regionais não receberam óleo, que sofreu uma alta nos preços em todos os mercados da cidade. Já o outro fornecedor de kits de alimentos, que atende uma parcela dos CMEIs, manteve o óleo entre os produtos distribuídos.

Na questão do leite, Greca se utilizou da manobra de dar a notícia ruim e, tendo retorno negativo, recuou e afirmou que nada do tipo aconteceria, na tentativa de descredibilizar a mobilização em defesa de direitos. Já em relação ao óleo, não emitiu nenhuma informação previamente e apostou que a substituição passaria despercebida para famílias e sindicatos

A pressão dos sindicatos e das famílias forçou a Prefeitura a manter 1kg de leite, mas, ao mesmo tempo, as empresas contratadas insistem na redução do custo dos kits e fizeram a alteração sem o conhecimento do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), pois não houve justificativa da Gerência de Alimentação Escolar. Independentemente de quem partiu a decisão, o kit deve ser igual em todas as unidades, composto pelos itens previamente estabelecidos e, caso seja necessária alguma substituição, ela precisa ser realizada por um produto equivalente.

#@vej3@#Os sindicatos já denunciaram a substituição feita pela gestão ao CAE que cobrou a Gerência de Alimentação Escolar, mas até o fechamento desta matéria, não obtivemos nenhum retorno.

Falta de kits

Os sindicatos também receberam a denúncia de que em algumas escolas da regional Boa Vista e Cajuru, o número de kits foi insuficiente para atender a quantidade de famílias cadastradas para receber os alimentos. Em uma única escola, faltaram quase 100 kits. As famílias foram orientadas a retirar os kits na manhã do dia seguinte, no entanto, mesmo um dia depois, a escola não havia recebido a quantidade adequada para atender a todos os cadastrados, o que gerou revolta de muitas famílias.

Com frequência, esses problemas são causados pela terceirização dessa atividade essencial, mecanismo que faz parte da política desse desgoverno que prioriza o asfalto e sucateia direitos para o conjunto da população.

Seguimos firmes nas denúncias e na luta por uma alimentação de qualidade para todos!

Posts Relacionados