• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • Sindicatos convocam servidores à luta contra nova bomba de Greca

Sindicatos convocam servidores à luta contra nova bomba de Greca

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20210429_bomba_greca_840x490

O grave ataque arquitetado pelo desgoverno Greca contra a aposentadoria tem tirado o sono dos servidores municipais de Curitiba – tanto da ativa quanto dos aposentados. A gravidade do tema foi debatida em live conjunta entre SISMMAC, SISMUC e SIGMUC na noite desta quarta-feira (28).

#@arq1796@# A proposta que a gestão tentava manter em sigilo representa um confisco nos salários e aposentadorias. Veja documento completo no box ao lado.

Um dos pontos centrais do ataque está na alíquota de desconto do IPMC. Além dos 14% que os servidores da ativa já contribuem ao Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), está prevista mais uma alíquota extraordinária de 4% durante 20 anos.

A proposta também prevê que todos os aposentados e pensionistas que recebem acima de R$ 1.100 paguem a alíquota de 14% sobre o valor que exceder o salário-mínimo. Hoje, somente pensionistas que recebem acima de R$ 6.437,57 pagam essa contribuição. Então, o que Greca quer confiscar pode chegar a mais de 10 mil reais por ano, uma fatia generosa do benefício dos servidores aposentados que contribuíram durante décadas com o serviço público.

E o ataque ainda vai além do confisco: prevê o aumento da idade de aposentadoria de 65 anos para homens e 62 para mulheres do quadro geral, e de 60 para homens e 57 para mulheres do quadro do magistério. Ainda, irá diminuir o valor máximo da aposentadoria e para conseguir isso, os servidores terão que ter 40 anos de tempo de serviço.

Isso significa tirar dinheiro da comida que vai para a mesa dos trabalhadores! Greca quer reduzir o sustento de todos os servidores, inclusive os trabalhadores que estão na linha de frente, como a saúde, FAS, fiscais e outras categorias. Ele prepara esses ataques enquanto os trabalhadores estão salvando vidas atendendo a população que enfrenta, além do coronavírus, a miséria crescente e lutando para garantir que a educação pública de qualidade continue chegando às crianças do município.

Essa bomba é mais uma reforma desumana na previdência do funcionalismo municipal que está a cinco anos com os planos de carreira congelados e sob arrocho salarial sem reposição da inflação acumulada, e demonstra que Greca e sua turma seguem à risca a cartilha do Bolsonaro e Guedes, avançando mais e mais na retirada de direitos dos trabalhadores.

#@txt1797@# É claro que a gestão quer fazer essa bomba circular às escondidas, afinal, como todos os servidores sabem, o tratoraço na Câmara Municipal com regime de urgência é a estratégia principal do desgoverno Greca para passar seus ataques. Só que desta vez, os planos do desprefeito já foram parcialmente frustrados, já que o SISMMAC, SISMUC e o SIGMUC tiveram acesso antecipado a esse documento que a gestão queria manter em sigilo. Então, essa é a oportunidade de fortalecer a pressão e mostrar a nossa indignação. Os servidores de Curitiba não vão aceitar mais esse grave ataque!

Os sindicatos estão organizando ações para organizar a luta contra essa bomba. O primeiro passo é demonstrar a nossa indignação nas redes sociais do desprefeito Greca e do presidente do IPMC. Veja os endereços no box ao lado. 

#@vej3@# Além disso, os sindicatos estão pressionando por uma reunião com a gestão. Os sindicatos enviaram ofícios solicitando reunião ao presidente do IPMC, à presidente do Conselho de Administração do IPMC e ao secretário do governo. Ainda que a experiência com esse desgoverno seja sempre de intransigência, os servidores e os sindicatos sempre estiveram abertos para o diálogo! Também estão sendo preparados materiais informativos para explicar os detalhes desse ataque desumano à base dos sindicatos.

É preciso resistir a esse ataque! E a força dos servidores está mais uma vez na união e na luta. Em toda a história, foi assim que a classe trabalhadora conquistou avanços e defendeu seus direitos. É assim que vamos resistir novamente! Acompanhe os canais de informação dos sindicatos e faça parte dessa luta.


Posts Relacionados