• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Videoconferência debate Plano Nacional de Educação da próxima década

Videoconferência debate Plano Nacional de Educação da próxima década

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
lapis

CNTE – O presidente da CNTE, Roberto Franklin Leão, participou a 30 de junho, em Brasília, da videoconferência que iniciou os debates sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), que irá definir os rumos da educação brasileira para o período 2011/2020, com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino no Brasil. Entre as principais diretrizes estão: a universalização do ensino no país e a criação de incentivos para que todos os alunos concluam a educação básica.

Na opinião de Roberto Leão, “é preciso lutar pela melhoria das condições de funcionamento do ponto de vista da infra-estrutura, do número de pessoas que são necessárias para tocar uma escola e da melhoria geral das condições de trabalho”. Segundo ele, “com a implantação do PNE será possível alcançar um sonho de todos nós que é a educação pública de qualidade”.

Os trabalhos foram abertos pela presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, Maria do Rosário que se fez acompanhar durante todo o debate por Fátima Bezerra (PT/RN), Nilmar Ruiz (DEM/TO), Osvaldo Biolchi (PMDB/RS), Rogério Marinho (PSDB/RN), Paulo Rubem Santiago (PDT/PE) e Iran Barbosa (PT/SE).

A presidente da Comissão de Educação disse que é um grande desafio a construção de um documento como o PNE, mas para vencê-lo é preciso vontade política. “Os parlamentares, professores, executivos e sociedade civil são protagonistas no PNE. Quanto mais estiverem informados e forem participantes da definição da política educacional, do plano de educação, do orçamento nacional, estadual ou municipal, tanto mais poderão fazer para que o Plano dê certo”, acrescentou.

A videoconferência abriu a temporada de encontros regionais e de painéis municipais que, durante o segundo semestre, vão levantar propostas de todos os estados brasileiros sobre o tema, culminando num seminário nacional a ser realizado no final do ano, em Brasília, para sistematizar o documento a ser encaminhado ao Ministério da Educação como subsídio para a formulação do novo Plano.

Quatorze estados brasileiros estavam concectados online: Amazonas, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Pernambuco e os demais participaram através da internet.

Posts Relacionados