• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Trabalhadores fazem protesto contra a crise no dia 14 de agosto

Trabalhadores fazem protesto contra a crise no dia 14 de agosto

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Sob os motes “não às demissões, pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários, e em defesa dos direitos sociais”, será realizada na sexta-feira, dia 14, a Jornada Nacional Unificada de Lutas. As atividades são promovidas por entidades ligadas aos movimentos popular, sindical e social de todo o país.

Na capital paranaense a concentração será a partir das 8 horas, na Praça Santos Andrade. Há informações de que diversas categorias de trabalhadores farão paralisações em adesão à Jornada de Lutas. Por volta do meio-dia acontece ato político-cultural na Boca Maldita.

O alvo central das manifestações é a crise financeira internacional. Segundo carta publicada pela Comissão Nacional de Organização da Jornada, a crise estourou no centro do sistema capitalista mundial e afeta todas as economias. “Lá fora – e também no Brasil – trilhões de dólares estão sendo torrados para cobrir o rombo nas multinacionais, em um poço sem fim. Mesmo assim, o desemprego se alastra, podendo atingir mais de 50 milhões de trabalhadores”, diz trecho do documento.

Ainda de acordo com a carta, o governo brasileiro tem a obrigação de exigir a garantia de emprego para a classe trabalhadora, em contrapartida à ajuda concedida às empresas de diversos setores.

O panfleto que será distribuído no dia está disponível para download na página da CUT-PR. Para acessá-lo, clique aqui!

A Jornada Nacional de Lutas é organizada pelas seguintes entidades: CMS, CUT, CGTB, CTB, Intersindical, Assembleia Popular, Cebrapaz, CMB, CMP, Conam, FDIM, Marcha Mundial das Mulheres, MST, MTD, MTL, MTST, OCLAE, UBES, UBM, UNE, Unegro/Conen, Via Campesina, CNTE, Circulo Palmarino, Consulta Popular.

:: Reivindicações dos movimentos sociais para enfrentar a crise e suas conseqüências:
· Fim das demissões!
· Ratificação das convenções 151 e 158 da OIT!
· Fim do superávit primário (saldo público positivo repassado aos bancos para pagar a dívida pública)!
· Redução drástica das taxas de juros!
· Redução da jornada sem redução de salário!
· Manutenção e ampliação dos direitos sociais e trabalhistas – nenhum direito a menos!
· Reforma agrária e reforma urbana, já!
· Fim do fator previdenciário, que impede uma aposentadoria digna!
· Petrobrás e riquezas do pré-sal sob controle do povo.

Posts Relacionados