• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Vote no plebiscito pela reestatização da Vale do Rio Doce

Vote no plebiscito pela reestatização da Vale do Rio Doce

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Na Semana da Pátria será realizado em todo o Brasil o plebiscito sobre a Reestatização da Companhia Vale do Rio Doce. De 1º a 7 de setembro, entidades do movimento social e sindical recolherão as repostas de milhões de brasileiros para a pergunta se a Vale deve continuar nas mãos do capital privado? NÃO, SIM, nulo ou em branco serão as respostas.

O plebiscito não é oficial. É um meio que a sociedade utiliza para colocar em debate questões nacionais importantes. Em 2000, o tema foi a auditoria da dívida externa. Em 2002, a Área de Livre Comércio das Américas, defendida pelo governo dos EUA para subjugar as economias latino-americanas.

As cédulas do plebiscito poderão ter uma ou quatro questões. Algumas entidades usarão cédulas simplificadas com uma pergunta sobre a nulidade do leilão. Outras inserirão questões que também se referem à defesa do patrimônio público e tratam da dívida pública interna, da tarifa de energia elétrica de companhias privatizadas e da reforma da previdência.

Informe-se sobre privatização da Cia. Vale do Rio Doce:
Assista aos vídeos
• A Vale é nossa – Vídeo 1
• A Vale é nossa – Vídeo 2
• A Vale é nossa – Vídeo 3
Acesse
• Brasil de Fato
• A Vale é nossa

SAIBA MAIS
Valor da Vale do Rio Doce foi equivalente ao lucro de 4 meses

Durante o auge dos anos neoliberais, tucanos e democratas dilapidaram o patrimônio público, para justificar sua entrega ao capital privado. As privatizações foram respaldadas por intensa campanha de mídia e a complacência dos meios de comunicação.

Tudo valia em favor da privatização: o apagão de energia, os acidentes ambientais que envolveram a Petrobrás, entre outras situações.

Nesse assalto ao patrimônio público, a Companhia Vale do Rio Doce foi vendida durante o governo de FHC, por apenas 3,3 bilhões de reais. Apenas 3,59% do valor estimado na época, em 92 bilhões. Quem comprou a empresa adquiriu de graça suas jazidas.

Em apenas quatro meses de lucros os novos donos da Vale repuseam o capital investido. O prejuízo da privatização ficou com o Estado brasileiro

Não diga que a alta rentabilidade é devido à gestão privada porque a Petrobrás seguia o mesmo caminho. Como não foi privatizada a tempo, a empresa foi recuperada nos últimos anos, tornando-se referência no mundo.

Em dezembro de 2005, o Tribunal Regional Federal, em Brasília, acatou uma ação judicial e reconheceu a nulidade da avaliação do valor da venda da Vale do Rio Doce. Esta decisão abre a possibilidade da anulação do leilão ocorrido em 1997.

Com o plebiscito, os movimentos sociais assumem o desafio de reverter defender a anulação do leilão, já que há respaldo jurídico. O presidente Lula, num dos debates da campanha eleitoral disse que foi um erro ter privatizado a Vale.

Posts Relacionados