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Educação Especial sofre com descaso da gestão Greca em meio à pandemia

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A direção do SISMMAC questionou a administração municipal por meio de ofício a respeito do que pretende a gestão do prefeito Rafael Greca com os trabalhadores e os estudantes da Educação Especial durante a pandemia. Diferentemente do que propôs para o ensino regular, as professoras da Educação Especial não estão contempladas pela Instrução Normativa nº2 que regulamentou o trabalho remoto, e tanto os trabalhadores quanto as famílias estão em dúvida sobre como inserir os estudantes nesse contexto educacional à distância.

#@arq1370@#Na manhã de hoje (28), a Prefeitura anunciou por meio de seu site que as aulas presenciais estão suspensas até o início de agosto. De acordo com uma fala do prefeito, as escolas ficarão fechadas até 1º de julho e, se necessário for, as aulas só serão retomadas em agosto.

Entretanto, o governo ainda não apresentou nenhum plano concreto para os profissionais e para as famílias com alunos matriculados na Educação Especial. No ofício, o SISMMAC questiona quais as orientações da Secretaria Municipal de Educação (SME) para CMAEEs, Salas de Recursos (aprendizagem, altas habilidades e multifuncionais), classes e escolas especiais. A Prefeitura nem ao menos disponibilizou um tradutor de libras para as vídeo-aulas, direito este que está assegurado pelaLei nº 10.436/2002 e regulamentada pelo Decreto nº 5.626/2005.

Em relação ao trabalho dos professores, mesmo sem nenhuma orientação clara, as chefias diretas têm cobrado relatórios das aulas de todos os componentes de um ano, fichas e ainda atividades adaptadas para os estudantes atendidos. Para além disso, quem teve o RIT cortado, está tendo que dar conta de toda a demanda com apenas metade do salário.

No dia 8 de maio, o SISMMAC promove mais uma Live e falaremos sobre a Educação Especial em tempos de pandemia. Em nossa primeira Live dentro da temática da Educação, a professora Valéria Milena Ferreira (UFPR) trouxe um importante debate para o conjunto do magistério sobre a EaD e os contextos das periferias de Curitiba. Fique atento, nossa segunda transmissão ao vivo também será fundamental para entendermos os desafios da Educação Especial diante desse momento de enfrentamento da Covid-19.

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