Campanha de Lutas

2021

Desde o início do primeiro mandato do prefeito Rafael Greca, o salário do magistério não tem nem ao menos a recomposição da inflação. A carreira continua congelada e as condições de trabalho estão cada vez piores. Os servidores reivindicam reajuste da inflação, incluindo as perdas históricas geradas pela gestão Greca, aumento real para ativos e aposentados e o descongelamento da carreira.

2020

No ano que a pandemia de coronavírus assolou todo o mundo, os governos pactuados com o empresariado aproveitaram para repassar a conta da crise para os trabalhadores. Em 2020, as professoras e professores da rede tiveram que se adaptar ao ensino remoto, mesmo sem nenhum suporte por parte da Prefeitura. Além disso, mês a mês, foi preciso brigar pela manutenção do ensino remoto para evitar o contágio do vírus nas escolas e CMEIs. Os trabalhadores se desdobraram para atender crianças e famílias em meio ao caos. Entretanto, Greca e a Câmara Municipal regulamentaram o reajuste ínfimo de 3,14%, abaixo da inflação, sem qualquer negociação com a categoria.

2019

Os Planos de Carreira que foram congelados em 2017, com o pacotaço de ajuste fiscal, devem ser descongelados neste ano. Nossa Campanha de Lutas tem como principal tarefa lutar para que sejam descongelados na íntegra, sem qualquer retirada de direitos. Também estão entre as reivindicações centrais a correção das perdas salariais, a devolução do saque inconstitucional feito no Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba e a extinção do CuritibaPrev.

2018

O magistério municipal de Curitiba segue na luta contra os ataques do pacotaço de ajuste fiscal. Além disso, a categoria reivindica a contratação de professores, melhores condições de trabalho e valorização.

2017

Professoras e professores lutam pela transição para o novo Plano de Carreira e pela contratação de profissionais do magistério. Além disso, categoria enfrenta tentativa de retirada de direitos com proposta de pacotaço de ajuste fiscal.

2016

Magistério enfrenta ameaça de parcelamento do reajuste salarial que, após pressão dos quatro sindicatos, é pago em única parcela. Mobilização continua em defesa das demais pautas prioritárias e pelas reivindicações específicas da categoria.

2015

Ameaça de calote no início da implantação do Plano de Carreira do magistério foi o principal mote da Campanha de Lutas de 2015.

2014

A principal reivindicação da categoria em 2014 foi, novamente, a reformulação do Plano de Carreira e melhores condições de trabalho.

2013

A Campanha de Lutas de 2013 teve como tema “A Educação de Curitiba está cansada de espera! Crescimento na carreira e melhores condições de trabalho já!”

2012

As principais reivindicações dessa Campanha de Lutas foi por reajuste salarial, contra o PPQ, hora-atividade de 33,3% e melhores condições de trabalho.

2011

A Campanha de Lutas de 2011 teve como principal reivindicação a reposição das perdas salariais acumuladas pelo magistério.

2010

A questão salarial, a revisão do plano de carreira para corrigir injustiças que permaneciam a valorização do tempo de serviço na rede eram as principais reivindicações da categoria em 2010

2009

O tema da Campanha de Lutas de 2009 foi “Chega de ilusão – Nossa luta é por salário, mobilização é solução!”

2008

O principal foco da Campanha de Lutas desse ano foi a saúde do trabalhador e o mote da campanha foi “Doses Certas para a Saúde do Trabalhador”